fascismo

O que é fascismo?

Muito se discute atualmente a respeito da palavra fascismo. Sendo sincera, já vi muitas pessoas chamando as outras de fascistas, entretanto, quem realmente sabe o significado dessa palavra?

A origem da palavra

A palavra fascismo tem origem no italiano fascio (feixe). Na Roma Antiga havia uma Fascioarma chamada de Fascio Littorio, espécie de lança revestida por madeira. Essa arma era usada pelos guardas costas dos governantes romanos. Símbolo de poder e autoridade, o Fascio Littorio servia para tortura e execução de presos.

O uso moderno

O termo ressurgiu no mundo por causa do ex-primeiro ministro italiano Benito Mussolini, no século XX. Usado como base de um partido político, Mussolini apresentou o fascismo como forma de unificação do país, que estava abalado com o fim da Primeira Grande Guerra.

O uso da palavra ‘fascismo’ foi decidido pelo fato de que o símbolo do movimento é o  Fascio Littorio.

O partido começou em 1914; em 1919, Alceste de Ambris e Filippo Marinetti lançaram o que ficou conhecido como o “Manifesto Fascista” e, 1921, o partido ganhou força.

Diferença com a ditadura

Mussolini chegou ao poder em 1922. Seu governo fascista pode ser confundido com uma ditadura, mas não é bem assim, pois suas bases teóricas têm algumas diferenças. Entretanto, na prática eles são bem semelhantes.

Na ditadura o governo está nas mãos de um único poder, que não aceita oposição e despreza a participação popular.

No fascismo a ideia é baseada no coletivismo, em organizações de massa. Porém, não se engane, o poder ainda é centrado em uma única pessoa.

Além disso, a ideia de coletivismo é bem deturpada. Isso se dá pelo fato de que uma única pessoa escolhe o que é bom para o coletivo e tudo o que é diferente é repreendido de forma violenta.

O que foi o fascismo?

Como eu disse anteriormente, na teoria o fascismo é diferente da ditadura, mas na prática não é bem assim. Aliás, é muito difícil determinar o que foi o fascismo.

O escritor George Orwell tentou definir a prática em seu livro “O que é o fascismo?”, porém ele afirma que isso não é fácil, uma vez que a prática não tem bases fortes. Mussolini estabeleceu as regras e conseguiu seguidores.

Inclusive, Mussolini chegou a afirmar que as doutrinas do partido seriam definidas na prática e não na teoria.

Por isso, é difícil definir se o fascismo é um regime de direita ou esquerda. Também é difícil determinar o seu significado. Entretanto, pode-se usar a palavra com base em suas características:

  • Governo centrado em uma única pessoa;
  • Governante que não pode ser contestado;
  • Uso de violência em qualquer um que pense diferente;
  • Culto à tradição e recusa do moderno;
  • Ação que se sobrepõe ao pensamento;
  • Sistemas educacionais menos voltados para a formação de pensadores e do senso crítico;
  • Pré-conceito que gera medo de tudo o que é diferente;
  • Xenofobia;
  • Excesso de nacionalismo;
  • Predisposição à guerra.

Fontes 12 e 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *