Jogo de cena é um documentário. Lançado em 2007, ele foi dirigido por Eduardo Coutinho. Se você gosta de ouvir a história das pessoas ou gosta de atuação, não pode perder essa obra.
Não sei quanto a vocês, mas eu gosto de ver boas atuações. Além disso, gosto de ouvir histórias de vida. Por isso, me apaixonei rapidamente pelo documentário de Eduardo Coutinho.
Jogo de Cena é capaz de fazer com que você se apaixone por várias atrizes. Afinal, a escolha das participantes da obra foram muito bem feitas.
Leia também: Nômades – teatro em casa
Mas antes de continuar, vamos entender melhor do que se trata essa obra.
Enredo
Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. 23 delas foram selecionadas, em junho de 2006, e filmadas no Teatro Glauce Rocha.
Em setembro do mesmo ano várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres, borrando as tênues linhas que separam a realidade da ficção.
Jogo de cena
Como eu disse, as atrizes foram muito bem escolhidas. Além disso, as histórias contadas também. É impressionante como nossa vida é recheada de acontecimentos. Alguns felizes, outros não.
O documentário mostra muito isso. Isso fica muito claro e é evidenciado pela participação das atrizes. Além disso, é fácil perceber o trabalho da atuação.
As atrizes não foram dirigidas, mas o trabalho de atuação é incrível. Ouvir e observar as histórias sendo contadas por quem as viveu é emocionante, mas completamente diferente quando é uma atriz quem realiza o trabalho.
Isso é um dos aspectos mais interessantes do documentário. Jogo de cena nos mostra a beleza da profissão. Mas também vai além disso. Afinal, as pessoas são reais e contam histórias reais.
Não são apenas personagens com uma história de ficção.
Além disso, é interessante observar que em alguns minutos, nós nos perguntamos: essa história é real? Ou seja, é realmente um jogo de cena.
Por isso, não deixe de ver este documentário.