Lavadeiras Madalena

Lavadeiras Madalena: Conheça a história das mulheres escravas de freiras

Lavadeiras Madalena

Na semana passada escrevi sobre o filme Philomena. Resolvi abordar um dos braços do filme que não é tão explorado. As mulheres escravas de freiras, lavadeiras Madalena . Pode parecer absurdo, mas é mais um dos crimes cometidos pela igreja na Irlanda.

Desde o início dos tempos algumas moças foram consideradas fardos para suas famílias. Pode ser que a forma de se livrar delas mude, porém o princípio é o mesmo. Grávidas fora do casamento, prostitutas, lésbicas, esposas rejeitadas. Sempre foi fácil se livrar delas.

Enquanto no Brasil elas poderiam ser enviadas para manicômios, na Irlanda elas eram entregues às freiras. Isso pode até parecer um alívio, mas as irmãs souberam abusar do trabalho das consideradas “pecadoras”. Elas eram enviadas para trabalhar nas lavanderias administradas pelas freiras.

As roupas eram enviadas por empresas, soldados e órgãos públicos. As mulheres eram obrigadas a trabalhar gratuitamente como forma de pagar às irmãs que as receberam e, também, de redimi-las pelos “pecados”.

De acordo com informações do governo irlandês mais de 10000 mulheres fizeram parte das Lavandeiras Madalena. Pelo menos 2124 foram enviadas pelo próprio governo e 900 morreram trabalhando.

Os bebês dessas mulheres

Além disso, as freiras ainda separavam mães e bebês. Algumas mulheres foram convencidas de que precisavam entregar seus filhos para a adoção. Além de ser mais uma forma de purificação, as lavadeiras não tinham muitas perspectivas de futuro.

Por isso, não era difícil convencê-las a assinar termos nos quais abriam mão das crianças. Anos depois descobriu-se que muitas dessas crianças haviam sido vendidas para casais católicos dos Estados Unidos.

Além disso, a quantidade de crianças mortas sob os cuidados das freiras é absurdo. Em 2014 revelou-se que havia um cemitério funcionando como última morada desses bebês. Ao todo, foram encontrados cerca de 800 esqueletos.

De acordo com uma informação do governo irlandês morreram 5 vezes mais bebês no convento do que os recém nascidos de famílias com uma vida normal.

Uma investigação realizada pela Comissão de Inquérito sobre Abuso de Criança (CICA) afirmou que algumas das mortes podem ter sido causadas por testes com vacinas.

Ou seja, esse é mais um dos escândalos apresentados pelo governo Irlandês. Agora, a Igreja procura formas de se redimir e voltar a crescer nesse país.

Se alguém quiser falar sobre isso, discutir ou sugerir pautas, envie email para [email protected]

2 thoughts on “Lavadeiras Madalena: Conheça a história das mulheres escravas de freiras

  1. Gostei muito do post sob o titulo: Lavadeiras Madalena
    Informativo e esclarecedor, nos faz refletir sobre paradigmas convencionados por seres humanos
    desprovidos de nobreza ( para nao dizer carater) e que por muitos anos nos massificaram para aceita-los como verdade absoluta.
    Parabens pela materia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.