Feliz Natal

Feliz Natal – cinema europeu

Feliz Natal parece o nome de um filme natalino fofo. Mas não é sobre isso. O filme trata de eventos ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial. Se você gosta de filmes de guerra, não pode perder esse post.

O título do filme pode deixar os mais relutantes à filmes natalinos preocupados. Mas não há motivo para isso. Por mais que a obra trate a respeito do espírito natalino, ela não é como os outros filmes da época.

Feliz Natal é uma daquelas obras que qualquer pessoa pró guerra quer que você esqueça. Afinal, é baseado em fatos reais. Inclusive, são fatos que foram do desagrado de todo o comando de guerra da Primeira Guerra Mundial.

O comando de vários países.

Enredo

Natal de 1914. A 1ª Guerra Mundial está em curso. A neve e presentes das famílias e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs.

Durante a noite os soldados querem comer uma boa comida, lembrar de casa e, se possível, usar a música para apaziguar a dor. Mas é impressionante como a música pode nos unir. Especialmente pelo fato de que há músicas que são tocadas em diversos idiomas – como “então é natal”.

Por isso, os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal.

É o suficiente para mudar a vida de todos aqueles que estavam nessas trincheiras.

Feliz Natal

É fato que existem muitos mais filmes e livros feitos sobre a segunda guerra. Mas isso não significa que a Primeira não seja uma parte importante da história.

Leia também: Adeus às armas – Literatura

Feliz Natal é um filme que trata de um desses momentos memoráveis. Afinal, a quem uma guerra beneficia? Com certeza não é aos soldados.

Além disso, a história nos mostra algo que deveria ser obvio: é muito mais difícil matar alguém depois que você conhece essa pessoa. Portanto, como é possível continuar com a guerra depois de ter confraternizado e aproveitado o natal?

Você pode descobrir vendo o filme!

Se interessou?

HBO GO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.