O pintassilgo

O pintassilgo – Literatura

Para começar… algumas informações

O pintassilgo é um livro de literatura americana, escrito por Donna Tartt. Lançado no Brasil em 2014, mesmo ano no qual foi vencedor do prêmio Pulitzer de ficção. Por isso, muitos concordam que seja uma obra incrível.

Leia Também: O sol é para todos

O pintassilgo gira em torno da pintura ‘O Pintassilgo’ de Carel Fabritius, lançada em 1654. O que é bem interessante, especialmente pela ligação entre a situação da personagem principal, Theo Decker, e a morte de Fabritius.

Theo sobrevive a um atendado em um museu. Ele estava com a mãe, os dois observam a obra favorita dela, O Pintassilgo, mas algumas bombas explodem o museu, causando a morte da mãe de Theo.

Carel Fabritius morreu em seu atelier de pintura. No dia 12 de outubro de 1654, um armazém de pólvora explodiu, destruindo todo o bairro no qual ficava o atelier.

O pintor morreu junto com a destruição da maioria de suas obras. Entretanto, algumas pinturas sobreviveram ao incêndio, entre elas O Pintassilgo.

Enredo de O Pintassilgo

Theo Decker é nova-iorquino de treze anos que sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe. Seu pai não é localizado e, por isso, a família de um amigo rico o adota.

Tudo parece estar caminhando, até que o pai volta e leva Theo para morar com ele em Las Vegas.

Desnorteado com a sua nova realidade e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma lembrança poderosa de seu último momento ao lado dela: uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte.

Já adulto, Theo circula com desenvoltura entre os salões nobres e o empoeirado labirinto da loja de antiguidades onde trabalha. Apaixonado e em transe, ele será lançado ao centro de uma perigosa conspiração.

O Pintassilgo

O enredo desse livro é pouco para resumir o que a obra é. Mas como resumir 784 páginas em poucas palavras? Mais do que isso, como resumir a vida de um homem a partir dos trezes anos até a meia idade em poucas palavras?

Por isso, que eu sei que o enredo da obra não é satisfatório. Portanto, não desanime de ler com base apenas nesse enredo. Além disso, não desanime pela extensão da obra, afinal ela possui acontecimentos o suficiente para prender o leitor.

O Pintassilgo fala sobre terrorismo e sobre como ele pode destruir as pessoas. Todo mundo sabe isso, mas é diferente quando você se insere na realidade de uma vítima.

A obra também nos mostra a necessidade dos pais e a função deles no nosso desenvolvimento e encaminhamento pela vida.

Além disso, esse livro nos mostra o poder da arte na vida de alguém. Arte salva e o Pintassilgo salva Theo. Será que ele pode fazer o mesmo por você?

Se interessou?

Amazon

Cultura

Companhia das letras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.