Thaís

Thaís – Literatura

Thaís é um livro de Anatole France. Publicado pela primeira vez em 1889. Eu confesso que me senti atraída pelo título ser o meu nome, mas o livro realmente valeu a pena.

A obra se passa no Egito, portanto já é um livro que nos mostra um ambiente diferente. É difícil encontrar livros que se passem nesse local, especialmente escritos em épocas passadas.

Quero dizer, eu conheço poucos. Se alguém conhece mais livros, deixe-os nos comentários =)

Thaís é parte da literatura francesa e é uma crítica aos costumes da época. Bom, vamos ver sobre o que fala o livro e depois podemos falar mais sobre a obra.

Thaís – Enredo

Com um estilo fluente, cético e sarcástico Anatole France foi um dos escritores mais característicos da literatura francesa. Nascido em Paris, foi coerente com sua paixão e, por isso, adotou o pseudônimo France. Mas, seu nome verdadeiro era Anatole Jacques Thibault.

Crítico feroz aos costumes e instituições do seu tempo, fez-se a voz da cidade, daquela Paris herdeira e centro da cultura da sabedoria e da arte do mundo ocidental.

Anatole France – um filósofo epicurista – produziu várias e sucessivas obras-primas, e em 1912 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

Thais é a obra que assinala o zênite da força criadora do autor. Ambientada no Egito, é a história de uma meretriz e de um monge.Nunca na literatura o triunfo do corpo sobre a alma – Epicuro contra o estoicismo – foi mais finamente traçado, com tanta beleza e melodia de estilo.

O livro

Deixo claro que não é o livro com a leitura mais fácil. Entretanto, isso definitivamente não significa que não vale a pena.

Na obra, o monge faz de seu objetivo de vida fazer com que a meretriz Thaís abandone a vida devassa e, dessa forma, conseguisse a salvação de sua alma.

Entretanto, o monge se apaixona pela meretriz e depois que percebe que a alma dela está salva, percebe que não era isso que ele queria.

Mas não vou contar mais nada para não fornecer nenhum spoiler.

Se interessou?

Amazon

Lojas Americanas

Estante Virtual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.