Bessie

Bessie – Filme sobre a Imperatriz do blues

Você já ouviu falar em Bessie Smith? Ela foi apelidada de a “Imperatriz do Blues”, entretanto foi muito esquecida pela história. Isso não é justo, portanto vamos tentar mudar essa realidade.

Se você não conhece Bessie Smith é tempo de conhecer. Então antes de mais nada, vamos começar descobrindo a voz dessa grande cantora.

Bessie Smith nasceu em 1894. Seu pai morreu quando ela era um bebê e a mãe quando ela tinha 9 anos. Por isso, Bessie foi criada pela irmã mais velha, Viola.

Ela e um irmão – Andrew – começaram a se apresentar nas ruas para conseguir dinheiro para a família. Um dos irmãos dela foi viajar com uma trupe, mas ao voltar conseguiu uma audição para Bessie.

Ela foi dançarina de Ma Rainey, uma das maiores cantoras de blues da época. Ao que tudo indica Ma Railey ensinou a Bessie a se comportar no palco!

Bessie se tornou a cantora mais popular dos anos 1920 e 1930. Então sim, ela também enfrentou muito o racismo da sociedade. Mas esse não foi o único motivo para a vida da cantora ter sido difícil. O machismo também atrapalhou muito.

Bessie – filme HBO

Bessie é o filme da vida de Queen Latifah. A atriz fez uma audição para esse papel em 1992. Na época, ela tinha 22 anos. O filme foi feito somente em 2015, quando Latifah estava com 45.

Mesmo assim, a atriz é responsável pela interpretação de Smith durante toda a vida da cantora. E em quesito atuação, é realmente o filme da vida de Queen Latifah.

Inclusive, todas as cenas em que a cantora aparece cantando no filme, a voz ouvida é a de Latifah.

Mas ela não é a única atriz a ser notada na obra. Ma Railey é interpretada por Mo’Nique e as cenas entre as duas atrizes podem te deixar com aquele delicioso gosto de “quero mais”.

Queen Latifah e Mo’Nique em cena

Mas acho que o mais importante do filme é trazer a tona uma grande cantora. Uma daquelas que deveria viver em nosso imaginário, mas que – infelizmente – parece ter se perdido na história.

Smith merece ser conhecida, mas acima de tudo, merece ser ouvida. E nós merecemos ouví-la.

Se interessou?

HBO Go

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.