O Gabinete do Dr. Caligari

O gabinete do Dr. Caligari- clássicos do cinema

Hoje nós vamos falar sobre mais um clássico do cinema. O gabinete do Dr. Caligari foi lançado em 1920 e é um dos primeiros filmes do expressionismo alemão. Até hoje é visto como um filme básico para estudiosos. Você já assistiu?

O Gabinete do Dr. Caligari é um filme de um novo momento da Alemanha. Arrasada e humilhada pelo fim da Primeira Guerra Mundial, o país todo tenta se reerguer. Portanto, é natural que sua arte sofra modificações.

Essas mudanças também se apresentam de uma forma que retrata a sociedade. Em “O gabinete do Dr. Caligari”, por exemplo, nós somos apresentados a um filme de terror.

A estética da obra é toda obscurecida e a maquiagem marcada pela escolha de uma máscara única. Como se todos os moradores dessa vila – bem como o povo alemão – estivessem marcados pelo horror e a desesperança.

Enredo

Em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos.

À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

O gabinete do Dr. Caligari

Se você se interessa por cinema, esse filme é fundamental para você. Se você se interessa por história, também.

A obra nos mostra as tentativas de manipulação por parte de Caligari. Por isso, é possível uma transposição para a realidade da Alemanha da época, que lutava para se reerguer. Mas sem saber por qual caminho seguir.

Com uma série de ideologias sendo apresentadas para os cidadãos cabisbaixos, tudo é colocado na obra quase como demoníaco. Infelizmente optou pelo apoio a Hitler, provando que o demoníaco estava presente.

Assim como “Metrópolis“, O gabineti do Dr. Caligari é uma metáfora do momento vivido pelo país. Mas, ao contrário do filme de Thea Von Harbou, aqui nós não temos uma ideologia fascista.

Em um filme cheio de ambiguidades, boas atuações e escolhas estéticas acertadas, nós somos premiados com aquilo que podemos chamar de clássico do cinema.

Você não vai deixar de vê-lo, certo?

O filme completo está disponível no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.