carmen e outras histórias

Carmen e outras histórias – Literatura

Carmen

“Carmen e outras histórias” é um livro da série de clássicos da editora Zahar. Com contos e novelas escritos por Prosper Mérimée – referência em histórias curtas – o livro contém 18 histórias.

Provavelmente a história mais famosa da coletânea seja justamente a que dá nome ao livro, Carmen. A história de uma cigana cortesã e um homem que se apaixona por ela se passa na Espanha. O casal se une em um relacionamento abusivo e, mesmo sendo um livro de épocas antigas, o caráter destrutivo do relacionamento está em evidência.

“José, tu me pedes o impossível. Eu não te amo mais; tu ainda me amas, e é por isso que queres matar-me”.

Mas não foi só isso que tornou Carmen conhecida no mundo. A ópera, lançada em 1875 – e muito aclamada desde a estreia – é uma das grandes responsáveis pelo sucesso desse nome.

Falo de Carmen por ser a obra mais conhecida, entretanto vale lembrar que o título do livro é “Carmen e outras histórias”. Garanto que as outras histórias também são muito boas e, no fim, talvez você se surpreenda tendo outra preferida.

Sobre a construção de “Carmen e outras histórias”

Como as histórias são bem variadas, a editora Zahar optou por não fazer um resumo do enredo na parte de trás do livro. O que a editora fez, foi falar um pouco mais sobre o autor e a edição.

Por isso, eu vou compartilhar o que a editora escreveu, pois acho que é uma boa síntese de um livro variado e culturalmente rico .

“Prosper Mérimée foi um mestre das histórias curtas, produzindo obras-primas como a novela Carmen – a cigana traiçoeira, femme fatale por excelência, que inspirou a ópera homônima, talvez a mais popular de todos os tempos – e o conto A Vênus de Ille, um marco da literatura fantástica.

Interessado em culturas variadas, Mérimée captava com perfeição os elementos exóticos e a cor local de diferentes povos, os quais condensava em narrativas saborosas, de estilo enxuto e discreto, que unem habilmente imaginação, realidade e conhecimento científico”.

Os contos e novelas

Algumas histórias são bem curtas, outras são bem longas. Mas o estilo de escrita se mantém fiel no decorrer da obra.

O livro tem contos de temas bem variados. Algumas falam de honra, outras são místicas e muitas falam de amor. Além disso, é uma boa viagem por partes do mundo, pois apesar de ser francês, Mérimée soube criar seus personagens de outras culturas.

A edição – que tem capa dura – possui comentários que facilitam a leitura e permitem que o leitor compreenda aspectos da época na qual as histórias foram escritas.

Se interessou?

Amazon

Editora Zahar

Livraria da Vila

Submarino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *