Romeu e Julieta

Romeu e Julieta – Grupo Galpão | Teatro em casa

Nós não podemos sair de casa. Por isso, o teatro está indo até a casa das pessoas. Um dos espetáculos que pode ser assistidos é Romeu e Julieta, montagem do Grupo Galpão.

A primeira vez que Romeu e Julieta foi apresentada pelo Grupo Galpão foi no início dos anos 90. A direção é de Gabriel Vilela e conta com um roteiro adaptado, mas muito semelhante ao original de William Shakespeare.

Essa montagem é considerada um clássico do teatro nacional. Ela já foi representada em diversos países, tendo sido inclusive apresentada duas vezes em Londres, no famoso e tradicional Shakespeare Globe.

Na segunda vez em que o grupo foi se apresentar em Londres, o teatro reuniu grupos de 37 países para apresentarem peças do famoso dramaturgo inglês e cada um o fez em seu idioma original.

O Romeu e Julieta do Grupo Galpão

O Grupo Galpão é um grupo que tem origem em Belo Horizonte. Acostumados a apresentar suas peças nas ruas, eles viajavam em um carro que, inclusive, está sendo usado nessa montagem de Romeu e Julieta.

Por mais que a obra mantenha falar do original, ela foi adaptada para uma realidade mais brasileira. Em primeiro lugar, as músicas fazem parte da montagem e todas são nacionais.

Além disso, eles utilizam pernas de pau e fazem boa partes das cenas em cima do carro. Isso pelo fato de que – como já foi dito – o grupo costumava se apresentar em praça pública.

Portanto, esses recursos ajudavam a garantir que todas as pessoas pudessem enxergar a cena.

A montagem de Romeu e Julieta feita pelo grupo balcão é fundamental para estudantes de teatro e outras pessoas que se interessam por essa arte. Mas, além disso, ela é muito bonita, o que permite apreciação de qualquer público.

Minha opinião? É uma daquelas obras que todo mundo deveria reservar um tempo para ver.

Se interessou?

Há duas gravações disponíveis no YouTube!

Romeu e Julieta – Grupo Galpão em Belo Horizonte

Romeu e Julieta – Grupo Galpão no Globe Theatre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *