Nós não podemos sair de casa. Por isso, o teatro está indo até a casa das pessoas. Um dos espetáculos que pode ser assistidos é Romeu e Julieta, montagem do Grupo Galpão.
A primeira vez que Romeu e Julieta foi apresentada pelo Grupo Galpão foi no início dos anos 90. A direção é de Gabriel Vilela e conta com um roteiro adaptado, mas muito semelhante ao original de William Shakespeare.
Essa montagem é considerada um clássico do teatro nacional. Ela já foi representada em diversos países, tendo sido inclusive apresentada duas vezes em Londres, no famoso e tradicional Shakespeare Globe.
Na segunda vez em que o grupo foi se apresentar em Londres, o teatro reuniu grupos de 37 países para apresentarem peças do famoso dramaturgo inglês e cada um o fez em seu idioma original.
O Romeu e Julieta do Grupo Galpão
O Grupo Galpão é um grupo que tem origem em Belo Horizonte. Acostumados a apresentar suas peças nas ruas, eles viajavam em um carro que, inclusive, está sendo usado nessa montagem de Romeu e Julieta.
Por mais que a obra mantenha falar do original, ela foi adaptada para uma realidade mais brasileira. Em primeiro lugar, as músicas fazem parte da montagem e todas são nacionais.
Além disso, eles utilizam pernas de pau e fazem boa partes das cenas em cima do carro. Isso pelo fato de que – como já foi dito – o grupo costumava se apresentar em praça pública.
Portanto, esses recursos ajudavam a garantir que todas as pessoas pudessem enxergar a cena.
A montagem de Romeu e Julieta feita pelo grupo balcão é fundamental para estudantes de teatro e outras pessoas que se interessam por essa arte. Mas, além disso, ela é muito bonita, o que permite apreciação de qualquer público.
Minha opinião? É uma daquelas obras que todo mundo deveria reservar um tempo para ver.
Se interessou?
Há duas gravações disponíveis no YouTube!
Romeu e Julieta – Grupo Galpão em Belo Horizonte
Romeu e Julieta – Grupo Galpão no Globe Theatre