NOVA ESPÉCIE HUMANA

Você sabia que encontraram uma nova espécie humana?

Nós estamos sempre em busca de nossas origens. Como o ser humano foi formado, de onde viemos. Mas, os pesquisadores ainda têm muito o que descobrir. Você sabia que encontraram uma nova espécie humana?

Eles foram descobertos por pesquisadores nas Filipinas. Eles representam mais uma ramificação da árvore genealógica da espécie humana. Ou seja, as perguntas relacionadas à sentença ‘De onde viemos?’ ainda pode estar muito longe de ser revelada.

Como era essa nova espécie humana?

A nova espécie humana recebeu o nome de Homo luzonensis. Eles viveram entre 50 e 67 mil anos atrás. Eles tinham os corpos pequenos e habitavam a ilha de Luzon.

Eles foram reconhecidos por meio de sete dentes e seis pequenos ossos.  Os ossos encontrados foram das seguintes partes do corpo: falanges do pé e da mão, além de alguns pedaços de fêmur. Por isso, eles puderam determinar a época e o local de vida.

Porém, é preciso dizer que eles não representam ancestrais diretos dos seres humanos. Se nós comparássemos com uma família sanguínea, por exemplo, eles seriam primos.

Os humanos

Graças a essa pesquisa nós descobrimos que somos mais. Agora já se sabe, que antigamente, haviam – no mínimo – seis espécies de homos na Terra. Os que nós conhecemos são: neandertais, denisovanos, hobbits de Flores, erectus e sapiens e, agora, os Homo luzonensis.

Entretanto, é importante deixar uma coisa clara. Não é possível fazer uma reconstituição dessa nova espécie humana, pelo menos por enquanto. Os ossos descobertos estavam quebrados demais para a reconstituição da  ossada.

Obviamente, as descobertas foram feitas há alguns anos, mas só foram reveladas agora. Uma falange foi descoberta em 2007. Os outros foram encontrados em 2011 e 2015. Os corpos não são todos da mesma pessoa, eles aparentam ser de dois adultos e uma criança.

Origens

A ilha de Luzón é cercada pelo mar há, no mínimo, dois milhões e meio de anos. Por isso, os cientistas ainda têm grandes questionamentos a respeito dessa nova espécie humana. Eles ainda não conseguiram entender como essa espécie foi parar nessa ilha.

Por isso, existem três opções para essa espécie:

1 – Que eles sejam – diferente de nós – descendentes dos Homo erectus, a primeira espécie a sair da África e povoar a Ásia;

2 – Eles saíram da África antes dos erectus. Porém essa opção não pode ser confirmada por causa da quantidade de fósseis descobertos.

3 – A outra opção é de que eles descendam de um ancestral ainda não conhecido que pode ter vivido na ilha em tempos ainda mais antigos.

Gostaram do tema? Querem dar sugestões? Envie email para [email protected]

Fontes 1, 2 e 3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *