Músicas compostas durante o Holocausto

Músicas compostas durante o Holocausto

Arte salva! Eu acredito nisso, cada vez mais. Espero que mais pessoas acreditem nisso. Algumas coisas que eu descubro me dão mais certeza dessa afirmação. Existe uma série de músicas compostas durante o holocausto. Vocês sabiam disso?

Um nome importante para essa notícia é Francesco Loroto. Esse italiano é um judeu que passou três décadas da sua vida procurando músicas escritas por prisioneiros dos campos de concentração. Sobrevivente Aviva canta acompanhada por Lotoro

Em 2018, essas músicas foram apresentadas em um grande concerto em Jerusalém. O espetáculo Notes of Hope (Notas de Esperança, em tradução livre) contou com a presença de três mil pessoas. Nele, foram apresentadas 11 canções.

Músicas compostas durante o Holocausto

A busca de Lotoro permitiu que ele encontrasse muitas peças de música. Porém, nem todas estavam escritas. Algumas residiam na memória dos sobreviventes. Além disso, as escritas estavam em diversos tipos de papel: higiênico, jornais, blocos de nota e até embrulhos.

Um dos exemplos guardados na memória foram as canções de Ilse Weber. Ela compunha em um campo de concentração do que hoje nós conhecemos como República Checa. Ela cantava todas as noites para os outros prisioneiros. Uma delas, Aviva Bar-On, tinha cinco anos na época. Ela não só memorizou tudo, como também cantou no dia do show.

Essa era uma forma de esperança. Como pode-se ver pelo volume de peças musicais, a produção artística era intensa em meio ao horror. Lotoro já conseguiu encontrar, decifrar e tocar 8 mil músicas. Porém, não é apenas isso. Ele ainda tem mais 10 mil músicas que precisam ser trabalhadas.

Música Salva

Muitos dos judeus presos eram pessoas famosa na época. Cantores de música popular, de ópera, escritores, atores, dançarinos, escultores e pintores. Portanto, eles continuaram a trabalhar durante o período de sofrimento.

A música era uma forma de esperança. Aliás, se nós pensarmos que algumas pessoas de tinham a música como profissão continuaram a trabalhar, podemos dizer que a música era uma forma de subversão. Um jeito que os judeus encontraram que mostrar que aniquilá-los não seria tão fácil.

Por isso, Lotoro afirmou que continuará suas buscas. Ele afirmou ter uma dívida com o povo e, assim, não desistirá.

Fontes 1 e

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *