Exposição Hitchcock

Exposição Hitchcock – Bastidores do suspense | Por Valdir Nascimento

O MIS é o Museu da Imagem e do Som. Localizado em São Paulo, o MIS está realizando uma exposição sobre Alfred Hitchcock. A exposição Hitchcock  recebeu o nome de “Hitchcock – Bastidores do suspense”

Em forma de um labirinto contínuo, a mostra pretende inserir o visitante ao suspense característico do diretor. Ao mesmo tempo, exibe itens originais vindos de instituições internacionais, fotos, pôsteres internacionais de filmes, curiosidades sobre as suas obras e informações pessoas.

Quem foi Alfred Hitchcock?

2

Alfred Hitchcock foi um dos mais famosos diretores de suspense do século XX. Dirigiu seu primeiro filme, The Pleasure Garden, em 1925. Ao longo de sua carreira, aprimorou suas técnicas, criou efeitos especiais em uma época em que eles ainda eram muito limitados  e se aperfeiçoou no suspense. Até hoje ele é considerado o “Mestre do Suspense”.

Suas principais características eram:

  • o posicionamento de câmera;
  • a “participação” do espectador no filme;
  • utilização de um vilão inocente – alguém que seria acusado erroneamente enquanto o real vilão ainda não fosse revelado.

Alguns de seus principais filmes são “Janela Indiscreta“, “Os pássaros” e “Psicose“.

E como é a exposição?

3

Como já foi dito, a mostra tem um formato de labirinto contínuo. Dentro disso a alternância entre exibição de trechos de filmes com cartazes, fotos de bastidores, manuscritos, figurinos, storyboards etc. Tudo é imerso em efeitos de som e luz espalhados nas paredes. Após visitar os dois andares do museu preparados somente para Hitchcock, há o grand finale – que não darei spoiler, claro!

4

Sinto que o Museu se preocupou em focar no que o Hitchcock se diferenciava de outros diretores, como a utilização do Dolly Zoom (efeito de câmera que aproxima o primeiro plano enquanto afasta o plano de fundo, dando mais sensação de profundidade) e a vista das janelas dos vizinhos sob perspectiva de um morador de uma vila em Janela Indiscreta.

Pessoalmente não conheço muito das obras do Hitchcock, mas após ver Janela Indiscreta, e ainda mais depois de visitar a mostra, me interessei muito em ver seus filmes e séries, conhecer suas técnicas. Creio que essa era exatamente a reação esperada pelo Museu.

 

Informações

Datas e horários: Até 21 outubro. Terça a sábado das 10h às 21h; domingos e feriados das 9h às 19h.

O MIS fica na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.

Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia) na recepção do museu. Terças-feiras entrada gratuita.

Mais informações: (11) 2117 4777

www.mis-sp.org.br

Até a próxima,

Valdir Nascimento

Quer colaborar com o blog? Conversar sobre artigos? Tem alguma dúvida? Envie email para [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *