a cor púrpura

A cor púrpura | Literatura

Livro de Alice Walker, A cor púrpura foi publicado em 1982. O livro rendeu a autora o Prêmio Pulitzer de Ficção.

A história

“A cor púrpura é a história de duas irmãs – uma é missionária na África e a outra é uma menina, casada, que vive no Sul dos Estados Unidos. As duas se mantém leais uma à outra. Elas precisam manter seu amor apesar da distância, do tempo e do silêncio. Lindamente imaginado, esse clássico da literatura americana é cheio de paixão, dor, inspiração e amor pela vida”

Por quê ler “A cor púrpura”?

Eu conheci “A cor púrpura” por acaso. Já havia ouvido alguns atores falando sobre o filme – lançado em 1986 e dirigido por Steven Spielberg – mas não conhecia a história. Um dia, eu estava escolhendo um livro em uma livraria e ele estava lá, escondido no meio de outros.

O nome me saltou aos olhos e eu resolvi dar uma chance à obra. Ainda bem que eu fiz isso.

O que torna essa obra tão especial é o fato de que a humanidade dos personagens é quase palpável. Elas são diferentes entre si, bem construídas e com histórias verossímeis.

Quando você lê “A cor púrpura”, seu imaginário é inundado por diversos sentimentos. Particularmente, eu senti pena, raiva, alegria e esperança. Acredito que esperança seja um sentimento que permeia toda a obra, sendo o único sentimento que não se pode deixar de sentir em momento algum.

Uma questão é importante: Não recomendo esse livro para momentos nos quais os leitores estão procurando algo leve, para rir. A obra é muito densa e cheia de reflexões. Uma das melhores escolhas para quem quer uma obra sensível e que leve o leitor a se tornar uma pessoa com mais empatia.

Curiosidade

Li o livro em inglês. Como a personagem Celie não teve oportunidade de estudar, o livro tem muitos erros gramaticais (a maioria dos capítulos são páginas do diário de Celie). Por causa disso, o livro tem uma gramática muito simples.

Portanto, é uma boa opção para pessoas que desejam treinar a leitura em inglês.

Quais são os temas retratados em “A cor púrpura”?

  • Racismo
  • Patriarcado
  • Abuso Infantil – sexual, moral e trabalhista
  • Descoberta da sexualidade
  • Homossexualidade

O filme

a cor púrpura fime

“A cor púrpura” foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg, em 1986. O filme foi muito aclamado pela crítica. O elenco conta com:

Danny Glover …. Albert/Mister
Whoopi Goldberg …. Celie
Margaret Avery …. Shug Avery
Oprah Winfrey …. Sofia

Duração: 154 minutos

  • Nos Estados Unidos, a obra já foi adaptada para teatro.

 

Espero que vocês gostem da dica!

Se alguém decidir ler esse livro, fico aguardando para saber se vocês também gostaram!

Para enviar sugestões de pautas ou falar sobre algum post, envie e-mail para [email protected]

Até a próxima!

Thaís

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *